Custom Pages
Portfolio

© Copyright Qode Interactive

 

Ninguém muda ninguém, mas ninguém muda sozinho.

Ninguém muda ninguém, mas ninguém muda sozinho.

Existem algumas frases que ouvimos diversas vezes, mas que de repente nos chamam a atenção. Umas dessas frases me fisgou ao ouvir um podcast, dita por Marcos Fabossi, falando seu livro O Fator Confiança.

“Ninguém muda ninguém, mas muda sozinho”

Ela é muito verdadeira e merece nossa atenção, especialmente nesse momento em que vemos uma revolução na forma como as pessoas obtêm o conhecimento. Considerando o conhecimento como a soma das nossas crenças com a verdade.

É fascinante ver como o acesso ao conhecimento se tornou democrático e também adaptou-se a uma sociedade que muda diariamente, gerando dados e informações com velocidade que se dependêssemos apenas das instituições “formais” do conhecimento, demoraria muito para chegar à grande massa.

Se você quiser aprender, tem as ferramentas necessárias, isso é fato, porém o ponto aqui é que ter uma atitude passiva nunca foi a melhor maneira de evoluir, a curadoria e troca são super importante.
Aqui entramos em particular na segunda parte da frase, “mas ninguém aprende sozinho”. Para que você aprenda de verdade vai precisar ter acesso ao conteúdo de qualidade que propicie a abertura de novas portas. E não se engane: você vai precisar trocar com alguém.

Aqui entra outra forma de entender a palavra “trocar”. Hoje, essa trocar pode ser por meio de uma mentoria, que seria o melhor cenários, mas ela também pode acontecer através dos canais digitais que você tem a disposição, como texto, áudio, vídeo. Você tem a chance de compartilhar conhecimento e ter um feedback sobre isso. Pronto, você não está aprendendo sozinho.
Quando você compartilha, abre uma conversa que ajuda a validar e questionar o que sabe, além de te motivar a buscar mais conhecimento para evoluir.

Portanto, considere buscar novas formas de obter informação, mas para chegar ao conhecimento busque a troca de ideias, busque conexão. Para chegar a um novo patamar de conhecimento é preciso elevar a régua e derrubar barreiras. Afinal, ninguém aprende sozinho.

No Comments

Post A Comment

Quer saber mais sobre tudo que acontece por aqui? Cadastre-se para receber nossa newsletter: